terça-feira, 5 de maio de 2009

Op-art

A denominação do movimento Op-art vem da expressão inglesa (optical art), que significa ‘‘arte óptica”, sendo seu precursor Victor Vasarely (1908- ).

As obras da Op-art apresentam diferentes figuras geométricas, em preto e branco ou coloridas, combinadas de tal modo que provocam no espectador sensações de movimento. O observador ao mudar de posição, terá a impressão de que a obra se modifica: os traços se alteram e as figuras se movimentam, formando um novo conjunto, a arte tenta simbolizar a possibilidade constante de modificações da realidade em que o homem vive(Triond-1973 - foto 21).

As pesquisas de sugestão do movimento a partir das sensações ópticas desenvolveram-se principalmente na década de 60. A concepção da plástica do movimento propiciou a invenção de móbiles por Alexander Calder(1898-1976), que associou os retângulos coloridos das telas de Mondrian à idéia de movimento. Os primeiros trabalhos de Calder eram movidos manualmente pelo observador, mas, após 1932 verificou que se, mantivesse as formas suspensas, elas se movimentariam pela simples ação das correntes de ar.

fonte:http://www.coisaetal.maxiweb.com.br/Op-art.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário